Mc 10.46-53 A cura do cego Bartimeu acontece no último ano do ministério de Jesus, o que nos deixa uma sensação de que seria naquela época ou nunca. 

Quem era Bartimeu? O Que tinha Bartimeu? Uma capa surrada e um amigo também cego, colega de profissão. Dois mendigos. Naquele local Bartimeu era muito conhecido. Era o ponto que esmolava. Imagino quão sofrida não deve ser a vida de um cego, de um pedinte. Somos descriminados por nossas deficiências.

Não sabemos o seu nome Bartimeu, como o texto mostra era filho de Timeu, e o nome Bartimeu vem da junção do sufixo BAR que indica filho de . Diz-se que Timeu foi um General que servia a Israel no destacamento de Betel e que ao aposentar-se se tornou um bem sucedido na região. Quando o domínio do Império Romano aconteceu seus bens foram confiscados, o soldo da aposentadoria cortado.

Tornou-se um revoltoso. Liderou várias sedições e que se moviam na direção de desestabilizar o governo romano na região. Identificado pelo império Romano como uma pessoa perigosa aos seus objetivos, Timeu foi perseguido, preso e morto crucificado por causa das suas sedições. Mandaram arrancar os olhos de Bartimeu após a morte de seu pai para evitar que se tornasse um revoltoso ainda mais perigoso do que foi seu pai.

Naquela época era comum a crucificação de um grande número de pessoas que prejudicassem a ordem e o governo do império opressor. Como também era comum eliminar os filhos homens ou torná-los deficientes para que não seguissem o exemplo de seus pais. Tanto melhor se deixassem vivos com alguma deficiência porque seriam um verdadeiro outdoor ambulante avisando “não sigam o exemplo de Timeu. Vejam o que aconteceu a ele e a seu filho.” Finalmente que agora você conhece um pouco melhor quem era o cego Bartimeu, Vejamos porque ele foi curado. 


(1) Ele não se revoltou com a situação Sabemos que os filhos herdam a natureza e toma as dores dos pais. Ele tinha todas as potencialidades possíveis para se tornar um amargo revoltado. Seu pai quisera vencer o império sozinho e fora sacrificado por isto. Timeu não soube esperar o tempo certo e a forma correta das coisas acontecerem. Destruiu sua vida e complicou a de toda sua família. Bartimeu estava pagando por um erro que não era seu. Como José, que inexperiente estava pagando um preço enorme por ter contado o que Deus deu ao seu coração a seu pai.

A conversa chegou aos ouvidos dos irmãos e a saga do seu sofrimento deu início. Bartimeu estava pagando um alto preço pelos erros de seu pai, mais não há indícios de que vivesse choramingando pelos quatro cantos de Jerusalém, não há indícios de que ele tivesse se revoltado contra Deus como muitos fazem quando a vida não lhe parece justa. Bartimeu resolveu ir à luta. Não podia muito, mais o pouco que podia fazia. Para manter sua família o único recurso que lhe sobrara foi mendigar mais isto ele fazia com regularidade e eficiência. Salmo 34.4-6 diz “No dia que comecei a ficar deprimido, busquei ao Senhor, e ele livrou-me de todos os meus temores. O Senhor ouviu este pobre, livrou-me de todas as minhas angustias”. 

Gosto da palavra TODAS. Deus não livrou de algumas, de várias ou de uma. Deus livrou de todas. Aleluia! Lá estava Bartimeu bradando e clamando também. 


(2) Ele não se isolou Muitos ao enfrentar crises se isola dos amigos, da sociedade, se enclausuram do mosteiro da comiseração e da auto-piedade. Quem tem problemas fica tendencioso ao isolamento.

Quem sofre de alguma deficiência se sente descriminado pela vida e fatalmente cai em depressão. Este homem era diferente, ele chamou outro deficiente e sob a sua influência estavam os dois ali no dia que Jesus passou. Jesus nos ensinou um princípio lindo acerca de unidade no sofrimento: “Onde dois ou três se reunirem em meu nome, lá estarei eu no meio deles” (MT 18.20). Meu irmão a luta é feroz, a batalha é cruel, chame outras pessoas para estar com você. Comecem a clamar juntos, Jesus vai aparecer e o milagre vai acontecer. Isto não é chavão, é padrão Bíblico para o cristão. Daniel se viu em aperto, logo chamou Hananias, Misael e Azarias para orar (Dn 2.16-19). Jesus quando se viu em aperto não se isolou, chamou seus discípulos para orar com ele. Jesus os levou consigo para aumentar o coro do clamor. 

(3) Ele não se importou se o seu caso era pior que o do amigo Seu amigo também era cego, mais pelo menos ainda tinha os globos oculares. Sua situação mais difícil poderia afetar sua fé. Mais Bartimeu de alguma forma parecia entender que o problema quanto mais difícil é melhor para Deus.

Nabucodonosor em apuros chama Daniel: “Daniel, príncipe de Deus, eu sei que há em ti um espírito excelente, o espírito dos Deuses e que nada para ti é difícil.” Dn4. 4,5,8-9. Paulo nos ensinou: “Posso todas as coisas naquele que me fortalece”. Fp 4.13. 

 (4) Ele vivia informado Tudo que Bartimeu conhecia agora eram vozes. Vozes de que lhe dava um pão, de que lhe oferecia uma moeda. Vozes de um romano que passando praguejava: “Bem feito filho de Timeu! Quem mandou seu pai provocar o império, quem mandou levantar sedições?” Quando estas coisas acontecem só a palavra nos conforta, sustenta e levanta. Na época de Bartimeu a palavra havia descido a terra e estava habitando entre os homens.

Disseram Jesus de Nazaré vai passando. Era o verbo, a palavra, o filho do próprio Deus. Era cego mais não era desinformado. Logo identificou a preciosidade daquela oportunidade e começou a clamar. De alguma forma sentiu que aquela era a chance da sua vida, Concebeu a possibilidade de ser alcançado com a cura, Não ficou questionando as dificuldades, a falta do globo ocular. Salmo 33.6 diz “Os céus se fizeram por sua palavra”. Salmo 107.20 diz: “Enviou sua palavra e os sarou, e os livrou da destruição.”

O poder da palavra de Jesus é tremendo: Sl 147. 8-9 diz que “Ele sustenta o inverso com sua palavra, é ele quem cobre o céu de nuvem, é ele quem dá a chuva que faz produzir as árvores, que dá aos animais o seu sustento”. Sl 147.18 “É ele quem fortalece o ferrolho da sua porta para que o inimigo não te ataque”. Sl 147.20 diz “Porém não faz assim com nenhuma outra nação, pois suas palavras só funcionam com os seus eleitos”. O centurião disse a Jesus: “Dizei-me uma palavra e o meu rapaz sarará” (MT. 8.8). 


(5) Clamar, Clamar e Clamar O Coração do Senhor se derrete ante ao clamor do seu povo. Ele disse a Moisés, “eu ouvi o clamor do meu povo”. Os filhos de Israel gemiam pela escravidão egípcia, e por causa dela clamaram. O clamor daquele povo subiu ao Senhor (Ex2. 23). Ex 3.9 “Se alguém te afligir e clamares a mim ouvirei o teu clamor”. SM 22.7 “Na minha angústia clamei ao Senhor e ele do seu templo me ouviu”. Bartimeu agora não era um cego que esmolava, mais um cego que clamava. Jesus ao curar Bartimeu: Comprou uma briga com o Império Romano Não podemos esquecer que sua cegueira havia sido provocada por juízo e castigo pelos erros de seu pai.

Ouvindo aquele clamor, Jesus chama Bartimeu. Se aproxime filho. Bartimeu deixa a capa, a capa do pecado, a capa da cegueira espiritual, a capa da revolta, a capa da exclusão social, a capa da maldição hereditária (Mc 10.50). Jesus pergunta: “Que queres que eu te faça?” “Mestre que eu veja”. “Vai, tem bom ânimo, levanta!” Mc 10.52 E logo viu e seguia a Jesus pelo caminho”.

Fonte: www.cleiditongqm.wordpress.com
Escrito Por Marco Delmo

34 comentários:

  1. Vó prega pela primeira vez esto usando este comentário abençoado Como referencia.agradeço a Deus pelo comentário .Meu nome é João Lima meu e-mail É jslpaisagismo@gmail.com

    ResponderExcluir
  2. nossa muito bom essa biografia da vida de Bartimeu irei fazer uma das mais importantes pregações da minha vida e aqui tirei grande conhecimento para transmitir

    ResponderExcluir
  3. Gostei dos estudos biográficos, muitos bons mesmo parabéns irmãos!
    esse é meu blog: http://ministeriopregai.blogspot.com.br/2013/05/as-leis-de-deus-sao-estabelecidas-no.html#gpluscommen

    ResponderExcluir
  4. Que inspiração, da mesma forma que Deus deu a cura a Bartimeu pela sua Fé, Deus te recompensará pelo brilhante entendimento de sua palavra, demonstrando de forma clara para seus irmãos em Cristo.

    Deus te abençoe ricamente...

    ResponderExcluir
  5. Qual é a fonte que diz que Bartimeu não possuía o globo ocular? Sei que pra cura ser realizada isso não importa, mas pra mais informação seria bom citar a fonte né

    ResponderExcluir
  6. De fato não podemos sair por aí pregando tudo que dizem,temos que tomar cuidado para não falar do que não está escrito na bíblia sagrada;vigia irmão!!!Pois você vai prestar contas ao senhor por isso!

    ResponderExcluir
  7. Marco Delmo eu gostaria de saber em que lugar da bíblia esta escrito sobre a história de Timeu e do seu próprio filho a sua introdução a respeito da determinação , da atitude , da fé de Bartimeu é tremenda , porém algumas citações não existe base bíblica segundo o meu pequeno conhecimento , por gente lesa me responda , fiquei curioso , mais de falas bonitas e bem colocadas já temos demais , mais de verdade bíblica são poucas , fica com a paz do SENHOR e SALVADOR JESUS CRISTO !!

    ResponderExcluir
  8. Têm referência historica: Antiguidades judaicas,guerra dos judeos.
    AUTOR: FLAVIO JOSEFO era escritor é simplismente o maior historiador judeo viveu entre 37 e 103 d.C.

    ResponderExcluir
  9. Como os olhos de Bartimeu foram arrancados se Jesus curou os olhos do cego?isso não tem base!!!

    ResponderExcluir
  10. OU VOCÊS AÍ!!! POVO DE DEUS VAMOS ACORDAR!!! NA BÍBLIA NÃO EXISTE ACHISMO OU DISSE QUE ME DISSE!!!! O AUTOR DO ARTIGO "MARCO DELMO" EM SEU ESCRITO AFIRMA EM SEUS ESCRITOS "Diz-se que Timeu foi um General que servia a Israel no destacamento de Betel". ISTO NÃO SE FAZ COM AS COISAS DE DEUS! TEMOS QUE LEVAR A PALAVRA DE DEUS COM MAIS SERIEDADE. QUANDO FALAMOS QUE A BÍBLIA EXPLICA A PROPRIA BÍBLIA É QUANDO LEMOS NO LIVRO DE "MATEUS CAÍTULO VINTE E VERSÍCULO 34a - E JESUS, MOVIDO DE COMPAIXÃO, TOCOU-LHES OS OLHOS," COMO É QUE FICA? A BÍBLIA NÃO DIZ QUE JESUS ENFIOU O DEDO NOS BURACOS DOS OLHOS DO CEGO BARTIMEU, OU SEJA, O FILHO DE TIMEU! ACORDEM POVO DE DEUS, VAMOS PARAR ESCREVER HEREZIAS A RESPEITO DA PALAVRA DE DEUS. OLHA O QUE DIZ NO LIVRO DE DEUTERONÔMIO; "DETEURNÔMIO 29: 29 AS COISAS ENCOBERTAS PERTENCEM AO SENHOR NOSSO DEUS, MAS AS REVELADAS NOS PERTENCEM A NÓS E A NOSSOS FILHOS PARA SEMPRE, PARA QUE OBSERVEMOS TODAS AS PALAVRAS DESTA LEI." Pr. Evagner Rodrigues Nunes Goiânia – Goiás.

    ResponderExcluir
  11. Bem aventurados os que ouvem (e crêem) as palavras desta profecia.

    ResponderExcluir
  12. incrivel, acredito que para falar dessa forma sobre esse texto nosso irmao marcodelmo deve ter estudado, o problema é que tem alguns que nao estudam a biblia ´so comem feijao com arroz e ainda criticam quem estuda se querem saber qual a fonte vao estudar bando de fariseus ou comprem o livro de josefo hist dos hebreus, o maior escritor e historiador biblico de todos os tempos,,,, tenho 7 cursos de teologia, ja li a biblia 15 vezes. 236 livros a respeito dela sou bacharel e nem por issso critico a linha de pensamento dos demais.... pelo amor de Deus... vao estudar... em vez de criticar... ha e pra vcs.. se for assim a biblia diz Deus nao é homem pra que minta e nem filho do homem pra que se arrependa ... e desde gn 6.6 temos mais 5 passagens dizendo arrependeu-se Deus, entao me expliqueaí.... do mesmo jeito a questao do globo ocularrrr... santa paciencia né...

    ResponderExcluir
  13. Além do mais , irmão Richard Muniz , eles esquecem o que Jesus disse: "E ainda muitas outras coisas há que Jesus fez; as quais, se fossem escritas uma por uma, creio que nem ainda no mundo inteiro caberiam os livros que se escrevessem." E não uma simples hipébole. Mas alguém escreveu... e mais alguma coisa... Muitos livros poderiam ser inseridos no canon sagrado mas não foram e estão aí. Por exemplo, a Biblia Apócrífa que é o conjunto de alguns livos que ficaram fora. E tudo isso é história! Sem contar, claro, com o fenomenal Flavo Josefo.
    Ismael Araujo, Teólogo e professor da Fafiteal.

    ResponderExcluir
  14. Muito bom esse estudo, bem esclarecedor....é uma pena que, em vez das pessoas lerem e obter conhecimentos, preferem ficar questionando...gostei muito mesmo....parabéns...que o Sr Jesus Cristo continue te dando sabedoria e paciência...

    ResponderExcluir
  15. Super interessante! Que pena que muitos se atém aos detalhes, coando os mosquitos. Não posso afirmar ser completamente mentira, ou heresia, a história dos olhos retirados, talvez tivessem sido vazados apenas, O fato é que meu Senhor, que me resgatou do profundo inferno, ressuscitou, venceu a própria MORTE, é capaz de restaurar a vista até a quem não tinha os olhos, por isso sempre glórias sejam dadas ao Seu Nome!

    ResponderExcluir
  16. "diz a palavra de Deus meu povo perece por falta de conhecimento."respeitos todos comentários,glória a Deus que ainda existe pessoas preocupadas em estudar a Bíblia,nós não sabemos de tudo até mesmo por que nada temos se do alto não nos for concedido,louvo a Ele por Ele tem dado o desejo a vcs que querem se aprofundar no conhecimento de DEUS,e se o próprio Deus deu condições e capacidade de estudar estudem busque relatos históricos pois isso é louvável,pois quem procura entender a bíblia está buscando ter os pensamentos de Deus.

    ResponderExcluir
  17. o que eu acho interessante é...
    que tipo de ibope isso daria? sendo que esclarece tanto a respeito da vida de Bartimeu?
    senti nesse comentario algo estudado e muito bem pensado, não algo simplesmente dito para ser seguido ou aplaudido por alguém!
    eu sim tive uma revelação a qual, coloco credito a respeito dessa passagem e dessa cura milagrosa de Jesus no seu Ultimo ano de vida!
    julgar, isso é algo que não pertence a nós, e sim a DEUS...

    Examinai tudo. Retende o bem.
    1 Tessalonicenses 5:21

    amém?

    que a Paz que Cristo sofreu o duro Castigo para nos acompanhar, acompanhe a vida de VCS!

    ResponderExcluir
  18. Deus deu a vida novamente a esse homem porque ele não tinha os globos oculares e tornou a ver novamente.

    ResponderExcluir
  19. a palavra do senhor e clara quando nos diz que o que e impossível para o homem e possivel para DEUS. AOS ROMANOS ERA IMPOSSIVEL BARTIMEL ENXERGA NOVAMENTE MAIS ELES NAO CONHECIA O JESUS QUE CURAVA. E ELE CUROU O NOSSO IRMAÃO BARTIMEU E PODE TE CURA TAMBEM.

    ResponderExcluir
  20. Aleluia...Max Marciel Silva, o meu DEUS é um DEUS do impossível...dar olhos novos a Bartimeu ñ é nada comparado ao que ele pode fazer... ele nos deu a vida...dar olhos...pra o meu DEUS ñ é nada.
    muito bom os comentários... isso serve para o nosso crescimento e aumenta a vontade de aprender mais, a paz para todos.

    ResponderExcluir
  21. A paz irmãos, estudo maravilhoso mais infelizmente tem cristão que enxerga como a multidão mais não tem visão, mais são poucos que mesmo sem enxergar como Bartimeu tem visão, pois enxergar é completamente diferente de ter visão, aquele que tem visão contempla os milagres de Deus! abraço a todos e a paz do Senhor Jesus!!!

    ResponderExcluir
  22. muito boa gostei mesmo quando escrever mais manda para o meu email, joilson.almeida.costa@hotmail.com quer deus de abençoe meu amado!

    ResponderExcluir
  23. A paz do Senhor irmão Marco Delmo! Achei interessante este artigo e também muito rico, gostaria que se possível o irmão me passasse a fonte de onde foi extraído esse rico artigo com exatidão para que possamos afirma a fonte de extração em nossas predicas.Fica na paz, um forte abraço.

    ResponderExcluir
  24. A paz a todos! Fico feliz que o texto mais edificou do que destruiu, nao pedi para este texto vir para o site, mas Deus permitiu isso reclamem os juízes com Ele! Estudei e orei para escrever o texto que foi uma pregação onde Deus agiu poderosamente, espero que possam usar as palavras para crescimento da vida, e nao fiquem procurando pelos em ovos, aos que nao sabem, a Bíblia e a verdade inquestionável, mas outros fatos aconteceram, por favor busquem isso, entendimento, e inspiração do Espirito Santo! Criticar e fácil, fazer algo para Deus nao.... Nao quero ser um que destrói, mas graças a Deus, pelos comentários, vi que mais uma vez minhas palavras foram edificantes, e isso e o que me impulsiona... Caso queiram mais textos, me enviem um email no marcodelmo@gmail.com, e terei prazer em enviar outros! No mais que Deus me perdoe se forem erradas as minhas palavras, e que Deus perdoe os JUÍZES, pois parecem estar acima da lei... No amor de Cristo!! Marco Delmo

    ResponderExcluir
  25. Bênção q palavra abençoado . parabéns irmão marco delmo , creio q o espírito santo habita em seu coração , fui edificado com a palavra , e irmão Jesus não agradou a todos e é santo ate hoje . o que vc explicou vem de Deus e alguns se prenderam em partes pequenas , estes sao as sementes q caíram entre os espinho . bênção de Deus ..

    ResponderExcluir
  26. existe,crentes,q,buscam,edificaçao,,,,,os,descrentes,buscam,destruiçao(destruir,acabar,com,as,forças,ou,objetivos,de,quem,busca,os,misterios,,biblicos)que,DEUS,continue,te,usando,DR.MARCO,DELMO,fiquei,muito,elegre,ao,ler,o,comentario,biblico,DEUS,te,abençoe....nao,se,abata,com,esses,cegos,espirituais,,um,os,olhos,deles,tambem,serao,abertos

    ResponderExcluir
  27. maravilhosooo,obrigado, muito edificante......

    ResponderExcluir
  28. Parabêns Richard pelo seu comentário. Existe pessoas que só lêem Bíblia. Não pesquisam. Querem sempre confrontar o que as pessoas dizem. Vão estudar!!!!! Se você tem um chamado de ensino ou pregador, invista no seu ministério, compre livros, busquem a fonte. Não fiquem esperando papinha na boca. Fiquem na paz!!!!!!

    ResponderExcluir
  29. Em tempo Richard, quero destacar que, quando Deus separa um povo, como separou Israel, ele está fazendo acepção de pessoas. As pessoas não entendem que dentro do plano de salvação, Deus estáva fazendo que Israel fosse modelo para o mundo seguir.

    ResponderExcluir
  30. Obrigado irmão muito bom seu estudo. sempre que lia essa passagem ficava me perguntando porque timeu era citado mas com suas palavras tudo foi esclarecido; fica na paz e que Deus continui te abençoando poderosamente.

    ResponderExcluir
  31. parabens meu irmao. lindo estudo. tambem sempre ficava a perguntar, porque timeu era sempre mencionado. aprendi que na Biblia sempre que menciona nome de alguém porque esta pessoa tinha uma certa influençia na sociedade. graça e paz meu amado.

    ResponderExcluir

Postagens por Data

Estatíticas de Acesso

Traduzir este site

Membros | Seguidores

Postagens mais acessadas

Redes Socias